sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Magic Teórico: Slow play e Stalling

Olá a todos,


Finalmente voltei ao tema original destes artigos, depois de um pre-release com uma card pool bastante fraca, falar sobre estratégia do jogo.


E hoje vou abordar um tema bastante polémico, o stalling. Para começar devemos saber do que estamos a falar, pelo que recomendo que leiam o artigo da sideboard dedicado a este tema.
Quantas vezes ouvimos o pessoal, no final das rondas, queixar-se de que o oponente demorava uma eternidade para passar o turno apesar de não ter uma jogada na mão? Ainda este fim de semana, um meu colega de equipa foi alvo de um esquema desses, que acabou em mulligan a zero (ou a 4 porque o meu colega abdicou, premiando o comportamento do adversário com uns boosters adicionais...), pelo que ele me conta...


A solução para este tipo de esquemas para ganhar jogos é simples, CHAMAR O ÁRBITRO!!!!! Nada mais simples, não? Mas há pessoal, como o meu colega, que não gosta de chamar o árbitro porque não é fixe, não é fair play... E proteger um batoteiro é fair play? Escusado será dizer que eu fui a insultar o meu colega O CAMINHO TODO até casa! E é que casos como estes acontecem em quase todos os torneios, o que é grave!


Mas pronto, deixando o stalling de lado, vou falar agora de outro aspecto relacionado com o game time e que normalmente está na base do stalling, porque gera a oportunidade para este:


O MAU CONTROLO DO TEMPO DE JOGO


Uma das primeiras coisas que me ensinaram, quando fiz a minha transição de casual para tournament play, foi A ABDICAR QUANDO NÃO TINHA HIPÓTESE DE GANHAR, um bocado como no xadrez. Esta é uma regra básica para uma carreira bem sucedida no magic.


Mas continuo a ver bons jogadores à espera que o adversário os mate durante 10 minutos, com o jogo perdido, no primeiro jogo e depois no fim a queixarem-se que não tiveram tempo para o jogo 3. Isto leva-nos à questão do meu primeiro artigo, o plano de jogo. Definam um plano de jogo e, a partir do momento em que verifiquem que não há nenhuma maneira de matar o adversário (sem contar com um erro brutal dele, como esquecer-se de virar o shapeshifter na upkeep, para continuar com a pickle lock), abdiquem e passem ao jogo seguinte. No xadrez é quase um insulto obrigar o adversário a acabar o jogo verificando-se uma situação de mate inevitavel em algumas jogadas. No magic devia ser igual.


Passando a um exemplo meu do GP TRIAL KRAKOW, eu no segundo jogo contra assault loam, no qual sideboardei mal, abdiquei a 20 ou mais de vida. Isto porque me apercebi que tinha retirado pós-sideboard todas as respostas contra o Seismic Assault, e não tinha maneira de ganhar com este na mesa. Assim conservei tempo para o jogo 3 e acabei por ganhar o jogo (com bastante sorte à mistura...).


Se vocês estiverem atentos ao tempo de jogo e ao slow play do adversário, assim como ao vosso, têm mais tempo para jogar as rondas e dão menos oportunidade ao adversário para fazer stalling. Neste caso acho que falta a alguns jogadores, uma visão mais global da ronda e não do jogo em sí, porque o que interessa é ganhar a ronda e não cada jogo. Acho que podemos chamar a isto, não plano de jogo, mas sim plano de ronda!


Fica o conselho,


Daniel Pinto

5 comentários:

Anônimo disse...

continuem a actualizar o blog regularmente. neste momento, para mim é o melhor blog de magic em português.

Anônimo disse...

Parabéns plo bom trabalho. Deve tomar muito tempo, mas quem corre por gosto não cansa e pra mim que só tenho o "trabalho" de ler não podia ser melhor!!! :)
Mas deixando os elogios, queria pedirvos um link de um dakeles blogs marados, que não sei onde vocês vão desencantar, com mais decklists do PT valência para além do top8.
Na wizards foram fazendo referência a um ambiente bastante diverso, mas tirando o top 8 e dois decks parvos que não fizeram 2º dia, nada!!

Cumprimentos

Hugo Vieira

Anônimo disse...

A wizards já divulgou as listas do segundo dia em http://www.wizards.com/default.asp?x=mtgevent/ptval07/day2decklists

Anônimo disse...

Thanks

Hugo

Anônimo disse...

Seiner erreichte noch nicht. levitra preis viagra preissuche [url=http//t7-isis.org]cialis rezeptfrei europa[/url]