A internet tem vindo a ter um papel importante no Magic competitivo. Reports de torneios e discussões de estratégia, normalmente incluem listas exactas de decks e descrições das suas performances contra outros decks. Muitos jogadores pegam nestas informações e constroem um deck similar ou mesmo igual, baseando-se na experiência de outros jogadores. Esta estratégia, designa-se por “net decking”.
O “net decking” pode trazer bons resultados, contudo não é garantido que se consiga obter o sucesso que outros jogadores conseguiram; isto pode dever-se a vários motivos: o jogador pode ser inexperiente, pode não estar familiarizado com o modo de operação do deck, nem com os planos de jogo que este possibilita, ou então pode entrar em torneios onde vários dos seus oponentes também optam por fazer “net decking”; num torneio deste género (que são os mais comuns), um deck metagamezado (deck construído para vencer os decks mais comuns e/ou melhores) pode ser uma boa escolha. O “net decking” é o que ajuda a definir o metagame, sem isso jogaríamos contra decks aleatórios, deixando de existir o que é na minha opinião uma parte muito interessante do Magic competitivo, a escolha e afinação de um deck para determinado matagame. Na minha opinião o “net decking” é perfeitamente aceitável enquanto se esta consciente do que se esta a fazer; olhar por exemplo para uma lista de um deck de um top 8, analisar os seus pontos fortes e fracos, modifica-lo, introduzindo techs para um determinado metagame, e playtestar (playtestar muito!); no entanto pode acontecer que uma versão de um deck da net seja a melhor de todas, por exemplo no caso de dragonstorm, durante vários meses fez-se modificações no deck mas conclui-se que a melhor versão era a do campeão do mundo. Há contudo de relembrar que os jogadores de Magic playtestam contra “net lists”, portanto normalmente é melhor ter algumas variações. As listas na net devem servir como esqueleto ou ideia para fazer o seu próprio deck, não apenas para serem copiadas.
Alguns jogadores são claramente contra o “net decking”, abdicam de constructed, jogando apenas limited, devido a este fenómeno; na opinião destes jogadores a essência do Magic esta em construir os seus decks com base nas suas ideias, e confrontar essas ideias com as dos outros jogadores; contudo até o formato de limited esta a ser influenciado pela internet, basta ver um top 8 de um torneio importante para verificarmos que existem arquétipos parecidos, tendo mesmo muitas cartas
Usem mas não abusem do “net decking”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário