sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Dados do metagame de Standard

Qualquer jogador de Magic que se preze, deverá saber que nas ultimas semanas, se têm realizado diversos campeonatos nacionais, pelo mundo fora, estes campeonatos realizam-se em limited e em standard, sendo o top8 disputado neste ultimo formato.
Neste post vou apresentar, apenas os dados numéricos dos decks jogados e decks dos top8. Para a semana irei fazer a análise qualitativa e competitiva do metagame.
Em 1º lugar o nº total de decks jogados por todos os que disputaram os nacionais dos U.S.A., Austrália e Inglaterra:

Este gráfico denota que o deck mais jogado, é Blink nas suas 3 variantes, com cerca de 64 indivíduos a jogarem com ele, os segundos e terceiros decks mais jogados são também os mais agressivos, Rakdos e Gruul; de salientar também Angelfire com cerca de 45 jogadores a preferirem-no; ao deck Selesnya Glare, podemos atribuir o titulo de: "o desterrado", dado que depois de ser o deck mais jogado nos states dos U.S.A. e o que mais top8`s fez, o deck morreu durante 7 meses, para agora voltar a ver a luz do dia. muito devido à saída de Dragonstorm do ambiente.
Passo agora a analisar os decks dos top8`s, dos nacionais italianos, dos U.S.A., australianos e ingleses: 5-Blink Touch UWR/ 4-Rakdos/ 2-Blink Touch WUB/ 3-Gruul/ 2-Project X/ 2-Solar Flare/ 2-Red Deck Wins/ 1-AngelFire/ 1-Selesnya Glare/ 1-UBR Control/ 1-Dralnu/ 1-UGW Control/ 1-RG Aggro/ 1-Boros Sliver/ 1-UB Control/ 1-Dredge/ 1-The Rack/ 1-Storm/ 1- UBR Control. Como podemos facilmente perceber Blink Touch foi o deck que mais presenças teve nos top8`s dos nacionais, será por ser o melhor deck? será por ser bastante consistente? será por ser o deck que mais jogadores escolheram para competir?
Rakdos e Gruul também têm a sua cota parte de presenças em top8`s, o que prova o valor destes decks; quanto ao titulo "o que esta isto a fazer aqui!" vai para o deck Boros Slivers, como é possivel boros fazer resultados em nacionais? o deck não é nada de especial, eu sei do que falo.
Até para a semana.

Um comentário:

André Cerqueira aka Lagoa disse...

POdias era ir um pouco mais profundo e falar de um deles por exemplo.
Mas gostei da iniciativa, força!