quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Magic Teórico: Hall of Famer's Ballot 2007

Olá a todos,



Na sequência da minha rubrica semanal Magic Teórico, hoje pretendo falar do que para mim é a melhor forma de aprender a jogar magic: observar a forma como os melhores do mundo jogam e tentar emulá-los.


Neste campo, o melhor exemplos que temos para seguir é o dos Hall of Famer's. E este ano avisenha-se um ano dificil para o comité de selecção. É, se calhar, um dos melhores Ballots de sempre. De entre os nomes do ballot deste ano destaca-se um, que parte claramente à frente da concorrência, Kai Budde.



Para quem não se recorda de quem é este senhor, vou-vos fazer um pequeno resumo da carreira dele. Fez 9 top 8's em Pro Tours, nos quais ganhou 5 títulos individuais (entre os quais o título de Campeão do Mundo em 98-99) e dois em equipa, sendo de longe o jogador com mais títulos individuais, o que lhe ganhou a reputação não perder ao domingo. "The German Juggernaut", nome pelo qual é conhecido, ganhou também o prémio de melhor jogador do ano por 4 vezes, 98-99, 00-01, 01-02, 02-03. Entre outros títulos a destacar, tem no bolso 14 top 8's em GP's, dos quais ganhou 7, e um tão apreciado Invitational em Cape Town 01-02, no qual foi imortalizado na carta Voidmage Prodigy. É o jogador que detém o record de Prize Money total de carreira com 352.620 Euros. É provavelmente, juntamente com Jon Finkle, um dos 2 melhores jogadores de sempre de Magic.



É claramente um dos meus jogadores favoritos por vários motivos, sobretudo porque foi na altura de total domínio dele, a partir de 2001, que eu me tornei um jogador de magic de competição. Foi com um deck da autoria deste senhor (com uma pequenissima alteração minha), que eu consegui o meu primeiro top 8 em regionais, na altura Mirari´s Wake. Este deck, quase um mês depois de eu o ter levado, dominou standard como melhor deck do ambiente, sendo que o metagame consistia, na altura, de tog e madness dos mais diversos tipos.



Para além de Kai Budde, temos neste ballot vários outros nomes conhecidos do Magic mundial como Randy Buheler, Fugita, Scott Jonhs, Brian Kibler, Michael Long ( conhecido por fazer macetes, foi punido pela DCI, pelo que não deve ter grandes hipóteses), Zvi Mowshowitz, Steven O'Mahoney Shwarts, Chris Pikula (imortalizado no Meddling Mage), David Price (o rei do Beatdown e autor da carta Price of Progress), Ben Rubin, Alex Shvartsman e Michael Turian, o que exemplifica bem o calibre do ballot deste ano. Só para terem uma ideia, a média de pro points deste ballot ronda os 190 e os lifetime earnings os 100.000 dolares.



Bem, vou-vos dizer que eu escolhia para HoF'er este ano.



Kai Budde - Escolha obvia.



Zvi Mowshowits - Grande jogador, mas também excelente escritor de artigos sobre teoria de magic, de entre os quais destaco "The Grand Unified Theory of Card Advantage", artigo que acho que deviam ler. Com um curriculo invejável, é uma escolha sólida para HoF.



Ben Rubin - Um veterano do pro tour e um excelente deck builder, com uma carreira que inclui um título mundial em 98.



Michael Turian - Grande jogador de limited, um dos melhores de sempre, e um jogador muito respeitado, com um elevado sucesso quer em equipas, quer individual.



Tsuyoshi Fujita - Um dos melhores jogadores japoneses, sobretudo em constructed, onde é reconhecido como um excelente deck builder. Um mestre em Red Deck Wins e outros, como Angry Hermit ou Goblins.


Por altura dos mundiais saberemos quem receberá os famigerados aneis.



Até para a semana!



Daniel Pinto

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.