A primeira decisão que temos de tomar numa partida de magic, é se devemos começar a jogar em primeiro lugar, ou em segundo e comprarmos uma carta. O senso comum diz-nos que devemos optar por jogar em primeiro lugar. Isto é quase uma verdade de
Optar por comprar, trás algumas vantagens. Quando se joga em segundo, tem-se a oportunidade de fazer mulligans mais agressivamente, com menos probabilidade de ficar mana screwed o jogo inteiro. Além disso temos o conhecimento do número de mulligans do oponente, o que é mais um dado para optarmos por ficar com uma mão ou não.
Em sealed deck tempo, não é a razão pela qual se ganha muitos jogos, trata-se sobretudo de conseguir jogar as cartas, e comprando primeiro, há mais hipóteses disso acontecer, enquanto é relevante. Existem algumas situações em que jogar primeiro pode não ser a melhor opção:
Sealed é mais lento (e inconsistente) que draft e a vantagem que se tem em jogar primeiro, normalmente não é tão importante como a card advantage, que se ganha jogando em segundo lugar. Além de que, nos primeiros turnos, não se geram ameaças suficientes para vos desassossegarem e terem de se livrar delas rapidamente.
Muitas vezes somos forçados a jogar com mais do que duas cores, e como se sabe nesses casos, a base de mana não é tão consistente, o que leva a fazer mais mulligans, daí comprar primeiro ser uma vantagem.
Uma outra situação, em que comprar primeiro traz vantagens, pode advir de terem perdido o primeiro jogo, (para o azar por exemplo) mas terem um deck melhor que o oponente. Nesta situação será melhor comprar primeiro para evitar problemas de mana.
Se tiverm um deck mais reactivo que próactivo, começar primeiro não trará grande vantagem, enquanto que a carta extra o trará, pois teram potencialmente mais respostas.
Jogar em primeiro também tem vantagens, por exemplo:
Tempo. Se jogarem primeiro colocando ameaças nos primeiros turnos, colocam o oponente numa posição reactiva. Se este não estiver a jogar com um deck reactivo, já poderão ter abolido o seu plano de jogo.
Mana. Ao termos mais mana em jogo, temos mais opções de magias para jogar. Ter aceleradores de mana no deck, dá ainda mais ênfase a esta situação, pois podemos jogar ameaças mais cedo.
7 comentários:
Realmente nunca tinha pensado nisso, já tinham escolhido jogar em segundo lugar e eu não percebi bem pk, agora haverá situações em que tb vou comprar primeiro. continuem o bom trabalho.
Eu não concordo que o tempo seja tão pouco importante em limited, apesar de concordar que em sealed deck é menos importante que em draft. No entanto eu procuro tomar essa decisão em função do deck. Quanto ao "tempo" em limited, terão a minha opinião no artigo desta semana.
Descobri hoje o vosso site por acaso através do google, e devo dizer que estou muito impressionado. Têm posts sobre estratégia, noticias, análise do matagame e reports, só vos falta passatempos… Boa sorte e continuem
Na minha opinião não é muito importante, apenas se tivermos com um deck agressivo. O meu deck no prerelease de lorwyn centrava-se em tempo, tinha como 3 tappers, vários bichos rápidos e bichos voadores baratos, contudo em 3/4 jogos, bastou ao meu oponente baixar um ou dois bichos para eu parar. O willian Spaniel, Paulo Vítor e o Scott Wills têm a mesma opinião que eu, tempo não é muito importante em sealed deck.
Eu tenho por habito jogar com deck agressivos em limited, por isso escolho jogar sempre primeiro.
Sim senhor, gostei bastante.
n entendo como se pode ter por hábito jogar com decks agressivos num ambiente tão fexado akilo k nos aparece à frente se for sealed estamos sujeitos a más pool's k podemos faxer nada em relação ao draft n podemos tar à espera k nos rodem as cores k esperamos temos de draftar consoante a mesa agora gostava k me dissessem como conseguem ter decks assim tão agressivos neste ambiente? obrigado
Postar um comentário