quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Jogar em primeiro ou Comprar?

A primeira decisão que temos de tomar numa partida de magic, é se devemos começar a jogar em primeiro lugar, ou em segundo e comprarmos uma carta. O senso comum diz-nos que devemos optar por jogar em primeiro lugar. Isto é quase uma verdade de La Palisse para constructed, veja-se o exemplo de extended em que muitos matchups são quase decididos no dado inicial, mas o mesmo não se aplica a limited. Já pararam para pensar, se jogar primeiro é a melhor opção?

Optar por comprar, trás algumas vantagens. Quando se joga em segundo, tem-se a oportunidade de fazer mulligans mais agressivamente, com menos probabilidade de ficar mana screwed o jogo inteiro. Além disso temos o conhecimento do número de mulligans do oponente, o que é mais um dado para optarmos por ficar com uma mão ou não.

Em sealed deck tempo, não é a razão pela qual se ganha muitos jogos, trata-se sobretudo de conseguir jogar as cartas, e comprando primeiro, há mais hipóteses disso acontecer, enquanto é relevante. Existem algumas situações em que jogar primeiro pode não ser a melhor opção:

Sealed é mais lento (e inconsistente) que draft e a vantagem que se tem em jogar primeiro, normalmente não é tão importante como a card advantage, que se ganha jogando em segundo lugar. Além de que, nos primeiros turnos, não se geram ameaças suficientes para vos desassossegarem e terem de se livrar delas rapidamente.

Muitas vezes somos forçados a jogar com mais do que duas cores, e como se sabe nesses casos, a base de mana não é tão consistente, o que leva a fazer mais mulligans, daí comprar primeiro ser uma vantagem.

Uma outra situação, em que comprar primeiro traz vantagens, pode advir de terem perdido o primeiro jogo, (para o azar por exemplo) mas terem um deck melhor que o oponente. Nesta situação será melhor comprar primeiro para evitar problemas de mana.

Se tiverm um deck mais reactivo que próactivo, começar primeiro não trará grande vantagem, enquanto que a carta extra o trará, pois teram potencialmente mais respostas.

Jogar em primeiro também tem vantagens, por exemplo:

Tempo. Se jogarem primeiro colocando ameaças nos primeiros turnos, colocam o oponente numa posição reactiva. Se este não estiver a jogar com um deck reactivo, já poderão ter abolido o seu plano de jogo.

Mana. Ao termos mais mana em jogo, temos mais opções de magias para jogar. Ter aceleradores de mana no deck, dá ainda mais ênfase a esta situação, pois podemos jogar ameaças mais cedo.

7 comentários:

Anônimo disse...

Realmente nunca tinha pensado nisso, já tinham escolhido jogar em segundo lugar e eu não percebi bem pk, agora haverá situações em que tb vou comprar primeiro. continuem o bom trabalho.

Daniel Pinto disse...

Eu não concordo que o tempo seja tão pouco importante em limited, apesar de concordar que em sealed deck é menos importante que em draft. No entanto eu procuro tomar essa decisão em função do deck. Quanto ao "tempo" em limited, terão a minha opinião no artigo desta semana.

Anônimo disse...

Descobri hoje o vosso site por acaso através do google, e devo dizer que estou muito impressionado. Têm posts sobre estratégia, noticias, análise do matagame e reports, só vos falta passatempos… Boa sorte e continuem

Sr. Tubias disse...

Na minha opinião não é muito importante, apenas se tivermos com um deck agressivo. O meu deck no prerelease de lorwyn centrava-se em tempo, tinha como 3 tappers, vários bichos rápidos e bichos voadores baratos, contudo em 3/4 jogos, bastou ao meu oponente baixar um ou dois bichos para eu parar. O willian Spaniel, Paulo Vítor e o Scott Wills têm a mesma opinião que eu, tempo não é muito importante em sealed deck.

Anônimo disse...

Eu tenho por habito jogar com deck agressivos em limited, por isso escolho jogar sempre primeiro.

Anônimo disse...

Sim senhor, gostei bastante.

Anônimo disse...

n entendo como se pode ter por hábito jogar com decks agressivos num ambiente tão fexado akilo k nos aparece à frente se for sealed estamos sujeitos a más pool's k podemos faxer nada em relação ao draft n podemos tar à espera k nos rodem as cores k esperamos temos de draftar consoante a mesa agora gostava k me dissessem como conseguem ter decks assim tão agressivos neste ambiente? obrigado