sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Magic Teórico:Report de Top 4 no PTQ Kuala Lumpur I

Olá a todos,

Voltei aos reports. Desta vez abordarei o PTQ Kuala Lumpur - Porto. Tentarei debruçar-me mais sobre as pools e as construções dos decks, do que no torneio em sí, sobretudo porque não me lembro muito do que se passou nas Swiss Rounds. Guardo para a segunda parte do artigo o top 8.

Como qualquer artigo de limited, comecemos pela card pool:

Branco:

Azul:

Verde:

Vermelho:

Preto:

Artefactos:

Terrenos:


Como podem ver o preto não tem jogáveis em número suficiente pelo que não vale a pena. O vermelho tem algumas boas cartas mas não tem grande removal nem bichos bons pelo que também foi excluído.

Passando às partes boas, tenho um verde muito bom, cheio de jogáveis e com 3 bombas: 2 Nubidebulhadores e uma Imperiosa Élfica. No branco tenho uma série de kithkins bons mas sobretudo um anel do esquecimento e uma Brigite. O meu azul, apesar de não ter tritões muito fortes, tem muitas comuns boas por si sós, como as pestermites, o aethersnipe e o mulldrifter.

Comecei por considerar só o verde e o branco, mas no fim acabei com muitos fillers, pelo que a muito custo, pois os nubidebulhadores custam 4 verdes, tive que splashar azul. Este splash foi suportado sobretudo pelo galho e pelas grutas. Vejamos o baralho:

Como tinha vários morfolóides, isso permitia-me atingir aquela massa crítica para tirar partido dos mestres de caça, fazendo disto um pseudo-deck de elfos.

1ª Ronda: Este foi um jogo claramente atípico contra faeries. No primeiro jogo, ele ganha comigo mana hoosed após mulligan a 5. No Segundo jogo, ambos temos mana mas o meu baralho é uma limpeza contra voadoras e eu ganho. Terceiro jogo, ficamos ambos mana hoosed mas eu topdecko o terceiro terreno e faço mulldrifter. Recupero do mana hoose mais rápido que ele e ganho.


2ª Ronda: Não me lembro de quase nada, excepto que ganhei o primeiro jogo após um arranque poderosissimo do meu adversário com o life gain do heroi e o segundo empatamos em turnos adicionais. Ele tinha uma purity e no geral um deck muito bom mas as nubidebulhadoras estiveram sempre à altura da purity dele e ganharam-me o jogo.

3ª Ronda: Esta foi a ronda em que eu joguei contra o melhor deck wg que já vi. Tinha tudo, mas tudo mesmo!!! Desde mirror entity até ao wren run packmaster, até aos harbringers elfos para os ir buscar, ali não faltava nada. Primeiro jogo ele baixa um bicho, já não me lembro qual e um balonista. Turno seguinte Incremental growth, pimba nove na cabeça!!! Nesta altura eu tinha um Imperious perfect e um Mestre de caça, que rodei para atacar como se não houvesse amanha! Com Quebra Pescoço de backup, consegui tostar-lhe o balonista e acabei por estabilizar o jogo e ganhar. Jogo dois, foi bicho, harbringer elfo, mirror entity e packmaster de mão. Fui colado à parede, tive de ser raspado com uma espátula!!! O jogo 3 começou da mesma forma, harbringer a ir buscar packmaster. Tostei-lhe o packmaster mas nesta altura esquecemo-nos de algo essencial, o harbringer que estava removido pelo packmaster! Isto custou o jogo ao meu oponente para uma combinação de Imperious perfect e Herói Morfolídeo, pois ele, para além da carta que poderia ter ido buscar, estava mana screwed a verde. É sempre chato ganhar assim...


4ª Ronda:


Nesta ronda joguei contra, salvo erro, o António Guilhermino, que devia ter a pool que eu registei, pois tinha um thoughtweft trio e um mirror entity (carta que estava claramente em promoção nas mesas da frente...), e que fez top 8 também. O baralho dele era wu com merfolks e kithkins. Jogo 1 ele joga o trio cedo e eu tosto-o. Depois o Imperious perfect fez o resto, ganhando o jogo quase sozinho. Jogo dois foi mais ou menos igual.




Nestas 2 últimas rondas, o meu imperious perfect foi absolutamente decisivo, o que confirma o seu estatuto como uma das melhores cartas verdes e uma bomba em limited. Nesta altura estou com 12 pontos e a fazer contas, mais uma vitória nas próximas duas rondas e estou dentro.

5ª Ronda:

Nesta ronda joguei contra outro dos meus oponentes que fez top 8, que salvo erro se chamava João. Antes de começar, fomos alvo de deck check. Quando o jogo finalmente começou, eu fiquei com uma mão lenta no jogo 1 e fui espancado. Jogo 2, eu tinha uma boa mão mas o meu adversário fez Chandra, que eu lidei de pronto, seguida de deathrender. Eu tentei a corrida ao dano, mas acabei por perder porque me faltou uma mana para fazer os tokens necessários para bloquear com o Mestre de caça.


Bem, fiquei entre a espada e a parede, tinha de ganhar o próximo jogo.


6ª Ronda: Nesta ronda curiosamente, para além de ter sido novamente alvo de deck check, não me lembro de muito, excepto que estive sempre ao ataque nos dois jogos, e tenho a ideia que o meu oponente ficou um bocado mana hoosed em um deles.


7ª Ronda: Contra o "puto João" ID.

Bem, e assim entrei em 4º nas rondas suiças para o top 8. Na segunda parte falarei do draft, do deck e dos jogos. Peço desde já perdão aos meus oponentes por não ter apontado os nomes deles e de possivelmente ter errado em alguns dos nomes que dei aquí.

Até lá divirtam-se,

Daniel Pinto

4 comentários:

Anônimo disse...

Foi quase! espero agora por o report do top 8.

Anônimo disse...

penso que joguei contra ti na segunda ronda. perdi pelo menos com alguém que foi ao top 8, assim já não tenho tanta pena, porque o meu deck também era muito bom.

Anônimo disse...

Só tenho uma coisa a dizer: 2 cloudthresher e 1 brigid!!! há gente com sorte realmente!

Daniel Pinto disse...

Mas fazer um baralho consistente a 3 cores, em que 2 cloudthresher custam 4 verdes e a brigid custa 2 brancas, exige um pouquinho mais que sorte... Quanto ao deck do meu oponente da segunda ronda de facto era bastante bom. O report do top 8 fica pronto no fim de semana.