sábado, 22 de setembro de 2007

Magic Teórico: Report de uns maus Nacionais

Olá a todos,

Cá estou eu de volta, depois de várias semanas de ausência devido a férias e a umas boas semanas de playtest para os nacionais.

No entanto, apesar de bastante playtest, os nacionais correram-me bastante mal e no final das primeiras rondas de constructed já estava 0-3. Nestas situações, em vez de culpar o azar e as más match-ups, vou analisar convosco o motivo deste resultado em standard, de modo a que erros como os que eu fiz nesta preparação para os nacionais não sejam repetidos por vocês, nem por mim!!!

O primeiro culpado foi a minha indecisão na escolha do baralho que ia levar para os nacionais. Playtestei várias listas de martyr life durante quase um mês e depois, acabei por na penúltima semana decidir ir de omnichord, que não era uma má escolha de todo, mas uma que necessitava de muito playtest e várias afinações. Como a pressa é inimiga da perfeição, eu fiz as alterações correctas ao deck mas, por ausência do playtest necessário, não me apercebi que a mana base necessitava de mais fontes de mana branca do que a lista original (nos poucos jogos que joguei de playtest com a minha lista final, apenas fiquei uma vez mana screwed, nada de preocupante). Paguei caro esse erro pois fiquei invariavelmente screwed a branco, com apenas como fontes de mana branca nos primeiros turnos uma calciform pools (ok aqui tive um bocadinho de azar...) que me atrasava o jogo 1-2 turnos, a diferença entre uma vitória facil e uma derrota para que tinha hierarcas na mão contra agro. Eis aquí a minha lista:

4 Compulsive research
4 Remand
4 Wall of roots
3 Court Hussar
3 Loxodon Hierarch
3 Momentary Blink
3 Vesuvan Shapeshifter
2 Willbender
3 Chord of calling
2 Mystic snake
1 Crovax, Ascendant Hero
1 Venser, Shaper Savant
1 Brine Elemental
1 Arcanis, The Omnipotent
4 Breeding Pool
3 Temple Garden
2 Hallowed Fountain
1 Nimbus Maze
2 Forest
2 Plains
2 Island
2 Calciform Pools
2 Simic Growth Chamber
4 Yavimaya Coast

Devia ter jogado com:
-2 Calciform pools
+1 hallowed fountain
+1 adarkar wastes

Isto porque acrescentei Court Hussars, um Temple Garden e Momentary Blinks à lista do Luis Scott-Vargas, em substituição de farseek e rune snag, o que na minha opinião tornava o deck bastante mais dinâmico e forte (desde que haja mana branca para os jogar...).

Lição a aprender: Decidam o baralho que vão jogar a tempo e horas de o playtestarem e fazerem as alterações necessárias sem cometer erros.

Fazendo um breve resumo das rondas:

1ª Ronda: Radkos - Rui Delgado

Jogo 1 eu jogo um Crovax cedo para uma vitória sem história. Jogos 2 e 3 Mana screw a branco com a ajuda de crioclasm por parte do meu adversário em 1 dos jogos. As calciform pools não foram suficientes para me permitir jogar hierarcas e Riftwatchers a tempo e horas.

2ª Ronda: Gruul - Luis Gonçalves

Jogo 1 perdi para o mana screw a branco novamente. Jogo 2 o meu adversário vai a jogo com 5 cartas e um terreno, mas joga um gargadon e acaba por topdeckar terrenos. Eu screwed a branco com calciform pools como sempre, e depois eu cometo um erro, rodo-me com o gargadon a um counter para meter contadores nas calciform pools e ele joga o gargadon. Lidei com o gargadon mas gastei 2 serrated arrows e perdi depois para um incontável número de tarmogoyfs que ele topdeckou entretanto, tipo 3.

3ª ronda: Omnichord - Pedro Reis

Jogo um fui com 5 cartas e ele esteve sempre à frente o jogo todo em cartas e morphs na mesa. Tentei recuperar com um hierarca mas fui lockado, ainda com bastante mana disponivel, mas não foi suficiente.
Jogo 2 tinha uma boa mão e cheguei às 6 manas com o jogo controlado, mas tinha de arriscar pois naquele ritmo a ronda ia acabar e ia ficar 1-0. Ele tinha 1 carta na mão e 2 morphs na mesa. Joguei o arcanis. Ele tinha a combo...

Desastre total, ainda mal tinham começado os nacionais e eu já estava fora da competição. Depois vieram as rondas de limited. Abro o primeiro booster, Vesuvan Sahpeshifter. A sorte estava a mudar. Neste draft, para além do shifter, fiquei com 1 serendib sorcerer e uma pirohemia, um draft demoniaco. Fiz 2-1 porque na 2 ronda da pod não comprei uma única bomba. Acontece...

4ª Ronda: WG - Ivo Silva

O meu draft era claramente superior ao dele e estive o jogo todo ao ataque. Ele jogou 2 jedits dragons e quase parou a minha pirohemia, mas acabei por conseguir passar o dano final com 1 dos meus 2 Boldwyr Intimidators (sim, eu tinha 2 destes...). Quando começou o segundo jogo faltavam 10 min. A história repetiu-se. Eu ao ataque, ele a entulhar o chão com bichos. O árbitro declara 5 turnos e eu paro de atacar. 1-0

5ª Ronda: WU - Carlos Santiago

Nesta ronda comecei novamente ao ataque e a limpar bixos mas depois acabou-me o gás e não tinha nenhuma das bombas do draft. Perdi para uma voadora. No segundo jogo, topdeckei um shifter mas foi tostado logo no início e voltei a não ver nenhuma das outras bombas, o que me custou o jogo. 0-2

6ª Ronda:WG - Luis Ramos

Nesta ronda, ao contrário da anterior, ví uma pirohemia nos dois jogos, o que basicamente selou quer o primeiro jogo quer o segundo rapidamente.

Depois abrimos a segunda pod e o pessoal estava todo a draftar à rara. Acabei por ficar com um bom deck mas todo o ppl da minha pod dropou, pelo que eu também dropei e fui draftar num side event.

Abri um bogardan hellkite. Piquei e mal sabia que ainda me estava reservado um squall line, uma Rahda, heir to Keld e um Rough/Tumble. O draft era ridiculamente overpowered e não perdi um único jogo, como era de esperar. Fica aquí a lista.

1 Centauro-Caçador Nessiano
1 Dragonete Uktabi
1 Confusão/Bagunça
2 Citanul Woodreaders
1 Stingcourger
1 Thallid Shell Dweler
1 Rahda, Heir to Keld
1 Atracção Fatal
1 Kavu Primarca
1 Gigante Devastador
1 Abraço de Rochafluente
1 Xamã de Skirk
1 Driade de Yavimaya
1 Confim Outonal
1 Xamã Nantuko
1 Bogardan Hellkite
1 Penumbra Spider
1 Squall Line
1 Medalhão da Evolução
2 Dead/Gone
1 Fortune Thief
9 Florestas
7 Montanhas

Concluindo, os nacionais foram uma boa experiência e um fim de semana bem passado. Parabens ao novo campeão nacional Fábio Rodrigues e boa sorte à equipa nacional nos Worlds.

Daniel Pinto

Nenhum comentário: